domingo, 17 de fevereiro de 2013

Aplicativos para uso na Agricultura de Precisão

Olá amigos leitores, estou hoje aqui para falar sobre uma série de aplicativos desenvolvidos pelos integrantes do projeto CR Campeiro 7, estes aplicativos são compatíveis com o sistema operacional Android, mais precisamento com as versão 2.2 ou superiores do mesmo.

Estes aplicativos para AP podem ser encontrados na página do Laboratório de Geomática no Google Play. Alem dos aplicativos para AP podem ser encontrado lá vários outros aplicativos para as mais diversas funções, visite e confira.

A seguir vou descrever os aplicativos usados para praticar AP.

Adubos Verdes

Aplicativo desenvolvido com a finalidade de apresentar informações reunidas de livros, artigos científicos e outras fontes, visando disponibilizar conteúdo útil para o apoio a técnicos, agrônomos e agricultores a implantar nas lavouras adubos verdes que possam expressar seu potencial benéfico para agricultura.
O aplicativo esta disponível apenas em Português.


C7 GPS Malha

O aplicativo C7 GPS Malha foi o primeiro de muitos a ser lançado e comprende rotinas de mapeamento e cálculos de áreas, registro de coordenadas geográficas de pontos linhas e polígonos em arquivos de texto, estruturação e edição de malha de amostragem, localização de pontos amostrais georreferenciados, registro georreferenciado de atributos qualitativos e quantitativos em banco de dados Sqlite, com a possibilidade de integração com a API do Google Maps.



Imagem da tela principal do aplicativo.

Vídeo Demonstrativo: http://crcampeiro.net/redirectVideoAndroid.php?id=1


O aplicativo esta disponível em Português e Espanhol.

C7 InterPAP

O C7 InterPAP é um aplicativo destinado para a Agricultura de Precisão, com a função de obter valores de variáveis de solo e planta , a partir da interpolação de pontos georreferenciados localizados próximos ao local indicado, seja este por toque sobre a tela ou por recuperação da posição pelo GPS do tablet/smartphone. O método da interpolação é o do inverso do quadrado da distância sendo ainda que o usuário pode limitar a dimensão do raio de busca dos pontos próximos.

O aplicativo trabalha com Projetos de Agricultura de Precisão (PAP) criados pelo C7 GPS Malha, ou então com projetos exportados pelo sistema Desktop em banco de dados SQLite.

As funções podem ser executadas sobre imagens do GMAPS se houver conexão WEB, ou então diretamente no desenho dos pontos georreferenciados do projeto.

Imagem da tela de observação de pontos sobre imagens do GMaps.
O aplicativo esta disponível apenas em Português.

C7 MapaGeo

O C7 MapaGeo é um aplicativo desenvolvido para a plataforma Android, que utilizando a API do Google Maps, permite a sobreposição georreferenciada de mapas digitais de fertilidade, NDVI, rendimento e de aplicação a taxa variada gerados no Sistema Campeiro7, sobre imagens do Gmaps.

A partir da localização de um ponto qualquer seja pelo GPS ou por clique sobre o mapa ou a imagem do local possibilita identificar numericamente o valor atributo da variável de solo ou planta naquele ponto.
Imagem da tela de sobreposição dos mapas de atributos sobre imagens do GMaps.
O aplicativo esta disponível apenas em Português.

Amigos fica ai a dica, eu já uso alguns destes aplicativos e também o software para geração de mapas de aplicação a taxa variável do CR Campeiro 7 e ambos são de excelente qualidade e o melhor grátis.

Grande abraço e espero que tenham gostado, não deixem de comentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário