quarta-feira, 11 de abril de 2012

Eletronica embarcada e os computadores de campo

Olá amigos leitores, anteriormente falei sobre Como começar na AP com baixo investimento.
Hoje vou falar sobre a eletrônica embarcada e os computadores de campo, o avanço nesta tecnologia facilita e possibilita muitas atividades da AP na atualidade.

Significado dos termos:
Eletrônica embarcada: representa todo e qualquer sistema eletro-eletrônico montado em uma aplicação móvel, seja ela um automóvel, uma maquiná agrícola, um navio ou um avião.

Computadores de Campo: são computadores com caracteristicas de software e hardware semelhantes aos computadores de mesa e notebooks. Entretanto os mesmos possuem estruturas e capacidades diferenciadas dos computadores convencionais. Geralmente são projetados para poucas funções e bem especificadas.

A eletrônica embarcada já é muito utilizada no nosso dia a dia, posso lhe sitar como exemplo a injeção eletrônica de seu carro, o computador de bordo que controla o voo de um avião e tantos outros. Na agricultura esta técnica esta cada vez mais se aprimorando, grandes empresas estão criando departamentos para criação e melhoramento destes equipamentos. 

A Stara, empresa brasileira de produção de equipamentos agrícolas, que no passado importava esta tecnologia, hoje já fábrica e exporta os mesmos. E por sinal vem produzindo equipamentos de qualidade equivalente aos importados e com preços mais acessivos.   

Os equipamentos de AP como controladores de aplicação, barras de luz, monitores de plantio e colheita são uma junção de eletrônica embarcada e computadores de campo. Os sistemas possuem um conjunto eletrônico de sensores, antenas e válvulas que são ligados a um computador que os controla. Estes computadores são equipados com software específicos para cada uma das funções desejadas. 

Esquema de um Piloto Automático:
Figura representativa dos componentes de um piloto automático, alguns modelos possuem outros componentes.

Esquema de um controlador de aplicação:
Figura representativa dos componentes de um controlador de aplicação, alguns modelos podem conter componentes diferentes.

Espero que tenham conseguido entender os termos em assunto e como eles são utilizados na AP.


Fica ai mais uma de minhas postagens, espero que tenham gostado. Não deixem de comentar.


Grande abraço.




Fonte:
www.pt.wikipedia.org
www.deere.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário