sábado, 15 de dezembro de 2012

Agricultura de Precisão no ponto de vista dos pesquisadores

Olá amigos leitores, temos muitos pesquisadores que dedicam seu tempo em pró de estudos para criação e melhora das técnicas utilizadas na AP. Com isso hoje resolvi falar sobre os diferentes significados que cada um destes pesquisadores apresenta para o termo Agricultura de Precisão.

Miller  &  Supalla  (1996)
“ A agricultura  de  precisão  se  distingue  da  agricultura tradicional por  seu nível de manejo. Enquanto esta administra uma área  inteira  como uma única unidade, naquela o manejo é adaptado para pequenas áreas dentro de um campo”.
Fonte: MILLER, W.; SUPALLA, R. Precision farming in Nebraska: A status report, 1996.

Molin  (2000)
“Elenco  de tecnologias  e procedimentos  utilizados  para  que  os  sistemas  de  produção  agrícolas sejam  otimizados,  tendo  como  elemento  chave  o  gerenciamento  da  variabilidade espacial da produção e os fatores a ela relacionados, sendo na verdade um sistema de gestão ou gerenciamento”.
Fonte: MOLIN, J. P. Geração e  interpretação de mapas de produtividade para agricultura de precisão. In: BORÉM et. al. Agricultura de precisão Viçosa: UFV, 2000. p. 237-258.

Shiratsuchi  (2001)
“...manejo  estratégico  que  utiliza  a tecnologia  da  informação  para  reunir  dados  de  múltiplas fontes  levando  à  melhor tomada de decisão dentro do sistema de produção agrícola”.
Fonte: SCHIRATSUCHI, L. S. Mapeamento da variabilidade espacial de plantas daninhas com a utilização de ferramentas da agricultura de precisão. 2001. 96f. Dissertação de Mestrado. Escola  Superior  de  Agricultura  “Luiz  de Queiroz”,  Universidade  de  São Paulo, Piracicaba, 2001.

EMBRAPA  (2007)  
A agricultura de precisão engloba o uso de  tecnologias atuais para o manejo de solo,  insumos  e  plantas,  tendo  como  base  as  variações  espaciais  e  temporais.       

MAPA & OCDE (2011)
A Agricultura de Precisão (AP) compreende um conjunto de técnicas e metodologias que visam otimizar o manejo das culturas e a utilização dos insumos agropecuários, proporcionando máxima eficiência econômica. As ferramentas de AP permitem o uso racional dos corretivos, fertilizantes e agrotóxicos garantindo a redução dos impactos ambientais decorrentes da atividade agropecuária.
Fonte: Boletim Técnico Agricultura de Precisão, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo
Estes são algumas das descrições para AP. Espero que tenham gostado, curtam nossa pagina do Facebook aqui...


Nenhum comentário:

Postar um comentário