segunda-feira, 5 de março de 2012

Conceitos básicos da Agricultura de Precisão

Olá amigos leitores, na ultima postagem falamos sobre o significado do termo Agricultura de Precisão. Visando continuar com as postagens que tem funções mais explicativas da parte teórica da AP, vou falar hoje sobre alguns conceitos básicos da AP.

Coordenadas geográficas
É a localização de um ponto na Terra, caracterizada pela sua latitude e longitude. Um conjunto de linhas imaginárias, denominadas paralelos e meridianos. O cruzamento dessas linhas indica a coordenada geográfica de um determinado ponto. Na imagem abaixo podem observar a posição destas linhas no globo terrestre. 






Para sitar um exemplo de coordenadas vou utilizar como ponto de referencia a cidade em que resido atualmente:
Santa Izabel do Oeste, Paraná, Brasil.
Latitude - 25°49'18.20"S
Longitude - 53°29'4.17"O

Dados
São observações documentadas ou resultados de medição de uma determinada área. Para geração de mapas, os dados devem ser georreferenciados, isto é, deve-se saber as coordenadas geográficas do ponto de onde os dados foram coletados.
Dados de aplicação de kcl coletados de um terminal Vaiper Pro de um equipamento RoGator 1084


Contorno
Contorno é um conjunto de pontos que delimitam a área da propriedade ou do talhão. Na agricultura de precisão marca-se o contorno com o auxílio de um GPS ou com dados de trabalhos já prontos, delimitando a área trabalhada. 

Grade amostral
Grade amostral é uma subdivisão regular de uma área de interesse indicando os pontos no campo onde devem ser amostrados dados.


Mapas na agricultura de precisão
Mapa é a representação de uma área geográfica ou parte da superfície da Terra. Em agricultura de precisão, são gerados mapas que representam a variação de um parâmetro de interesse em uma área. Assim, pode-se interpretar com maior facilidade os dados coletados, visualizando o comportamento em toda a área.
Mapa de colheita.

Interpolação
Interpolação é um método de cálculo que gera estimativas de valores com base em valores conhecidos. Existem diferentes métodos de cálculo para interpolação.

Grade de interpolação
Para geração de um mapa, são calculados valores através de interpolação. É feita uma subdivisão da área em uma grade regular e para cada ponto desta grade será calculado um valor interpolado. Esta grade é a grade de interpolação. Quanto menor a grade, mais detalhado será um mapa, porém, demorará mais para ser calculado.

Observação importante para que não confundir Grade Amostral com Grade de Interpolação :
A grade amostral representa a distância entre os pontos que foram amostrados em campo. A Grade de interpolação é distância entre os pontos calculados no software.


Caros leitores, chega ao fim mais uma de minhas postagens, espero que tenham gostado. Não deixe de comentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário